LIVRO DE VISITAS - ASSINE POR FAVOR

quarta-feira, 10 de maio de 2017

A Gênese Maçônica - O Misticismo na História e suas Influências na Maçonaria - Parte III

                      A GÊNESE MAÇÔNICA - parte IIl


Por Irm.´. Luis Genaro Ladereche Fígoli (Moshe)*


O Misticismo na História e suas Influências na Maçonaria

Passada a Pré-história, o homem formou a civilização como a conhecemos hoje. Isto não ultrapassa os 6.000 anos. Neste período o homem passou a dominar as forças da natureza de forma progressiva, a se alimentar com o fruto de seu trabalho e inteligência, a ter segurança em habitações por ele realizada, a constituir sociedades estruturadas, com leis e regulamentos e, principalmente, a questionar-se sobre a sua verdadeira natureza. Surge com mais força a Filosofia, o Misticismo e a Religião.

Mas de forma objetiva:

Como e quando surgiu a Maçonaria?

De que maneira os diferentes sistemas místicos da antiguidade influenciaram no seu surgimento?

A Maçonaria surgiu aparte dos sistemas místicos antigos ou em decorrência dos mesmos?

Segundo os modernos pesquisadores sobre a Maçonaria, a Ordem (sob a óptica histórica) surgiu como decorrência dos sistemas místicos da antiguidade e das corporações de ofício medievais, bem como dos sistemas religiosos que a humanidade desenvolveu, principalmente nos últimos seis milênios.

Como já tratamos no Parte I deste trabalho, não vamos abordar o surgimento da Maçonaria sob os aspectos messiânicos ou metafísicos (Deus teria criado a Maçonaria juntamente com a humanidade, ou, Adão teria sido o primeiro Maçom, ou, os Egípcios formaram Lojas Maçônicas, ou a primeira Loja Maçônica seria a Fraternidade Branca, etc.) pois carecendo de comprovação científica, nos levaria a uma discussão interminável.

A Maçonaria, dentro da óptica histórica (e até onde é possível provar cientificamente), estaria estruturada em dois grandes momentos, como vimos anteriormente: A Maçonaria Operativa e a Maçonaria Especulativa.

Mas dentro da Maçonaria Operativa, teríamos uma subdivisão: antiga-lendária e medieval-operativa.

Vamos, para facilitar o entendimento, mostrar esquematicamente o que entendemos seja a evolução do surgimento da Maçonaria:
 









Nenhum comentário: